sexta-feira, junho 04, 2010

RELATÓRIO do Encontro de 2009

O TEMPORA, O MORES!!! Ω καιροί ω ήθη!)
(Cícero, Livro IV, 2.º discurso contra Verres, capítulo 25 e Primeira Oração contra Catilina ... Talvez actual para os Ex-Alunos do SSJVINHAIS!)


O nosso amigo Manuel Gouveia envia o Relatório referente ao Encontro de 2009. As matizações do mesmo dão para fazer uma percepção realista do que então se passou. Refresquem-se, pois, as memórias ou avive-se a imaginação dos que lá estiveram e dos que teriam gostado de estar.
Um obrigado ao M. Gouveia pelo seu feedback, que nos traz o ido para o vivido.




" Relatório do Encontro de 2009

Nos dias 27 e 28 de Junho de dois mil e nove, teve lugar o 21.º encontro de Ex-Seminaristas dos Seminários de S. José de Vinhais e de Bragança.
Após a já habitual mesa quase redonda de sábado, na esplanada do café, em frente ao Convento, alguns mais entusiasmados, rumaram, a pé, ao Parque Biológico de Vinhais, onde conviveram com a Natureza e onde se surpreenderam com a alteração de alguns aspectos da paisagem. Também durante a tarde desse sábado, houve oportunidade de visitar o Museu da Arte Sacra, ali mesmo ao lado do Seminário.
O jantar em que, mais uma vez, os chícharos e o bacalhau foram motivo de renovadas conversas, decorreu com a mesma animação de todos os anos e nele tivemos a oportunidade de escutar as palavras do Reitor do Seminário de Bragança, Rev.º Cónego Silvério, das quais interessa destacar o reconhecimento da projecção que, de ano para ano, estes encontros têm vindo a assumir.
Depois do jantar, foi passado um documentário do Cordeiro Alves sobre “Encontros: Seminário de S. José de Vinhais – O Olhar de um Seminário que eu amei”, em que, logo no início, se destacam “os nossos tempos, os nossos espaços, os nossos encontros e os nossos olhares”. Faz menção especial ao colega João Costa, com a idade de 102 anos, acabando por referir que “… os nossos ENCONTROS ajudaram-nos a voar mais alto e a consolidar-nos como uma autêntica família”.
À noite, o habitual sarau, também muito participado, no qual pontificaram a música, a poesia e as anedotas.
No domingo, foi o ensaio às 10,00 horas, seguido da celebração da Eucaristia presidida pelo Padre Joaquim Leite, o qual, enquanto se referia à sua experiência pessoal, nos conduziu, pela palavra, ao significado do milagre, ao valor do ideal, ao nunca perder a esperança no futuro. Como habitualmente, cantada em gregoriano pelos ex-Alunos, teve também a presença de muitos familiares e amigos de quantos procuram retomar a força espiritual que os tem ajudado a vencer na caminhada que ali começou e ali retorna todos os anos.
Antecedendo o almoço, teve lugar a apresentação do livro do Cordeiro Alves, “Vozes emersas de tempos e de espaços em Vinhais”, com breves palavras introdutórias do Manuel Gouveia. Tomando a palavra o Dr. Roberto, em representação do Presidente da Câmara Municipal de Vinhais, impedido de comparecer por motivos de agenda, referiu-se à obra agora apresentada como sendo um testemunho a preservar e um exemplo a seguir. Acabando por informar que a Câmara Municipal teve muito gosto em financiá-la, fez depois referência ao Parque Biológico de Vinhais e ao Museu da Arte Sacra como parte do Ecomuseu de Vinhais, bem como aos melhoramentos de que a vila tem vindo a beneficiar.
Finalizou o Cordeiro Alves agradecendo o empenho do Presidente da Câmara de Vinhais para a edição do livro. Explicou, de seguida, os motivos que o levaram a publicá-lo, considerando-o, pelas comunicações nele contidas, como uma “espécie de memória”.
Durante o almoço, que decorreu num ambiente de camaradagem e de partilha, foi mais uma vez lembrado o ex-Colega João Costa, tendo o Cordeiro Alves lido o texto que, por sugestão do Manuel Joaquim no encontro de 2008, oportunamente lhe foi enviado; e informou que o João Costa respondeu a agradecer, falou de vários colegas, mandou um abraço para todos e 50 euros para um moscatel. Decidiu-se responder a agradecer-lhe.
O Manuel Gouveia, sem menosprezar os motivos que sustentaram a decisão de se elaborar uma acta por cada um dos encontros, propôs que, em vez de acta se elabore um relatório, para que, decorrendo os nossos encontros de uma forma tão informal, se permita que o respectivo registo escrito deixe de assumir a formalidade inerente a uma acta. Registo escrito, porque o registo informático, pelo menos este ano, irá ser assegurado pelo Cordeiro Alves e pelo Virgílio Vale. Não houve qualquer oposição à proposta.
O Albano Mesquita começou por agradecer ao Cordeiro Alves todo o empenho na divulgação e procura de elevação dos nossos encontros, os quais, embora “com picos – altos e baixos – têm corrido genericamente muito bem”. E acrescentou que “esta é uma comunhão fraterna”, em que é respeitada a “diferenciação de ideias”, informando que, para o ano, virá também aqui o Dr. Formariz, com os seus 85 anos.
A uma pergunta do Albérico, se o encontro de 2010 será também aqui, o Albano respondeu que se está a contar com isso, acrescentando que “se não for aqui, será com certeza noutro lugar, em Vinhais”.
O Falcão lembrou a necessidade da inscrição para o encontro a tempo e horas, para que a organização não tenha que resolver problemas de última hora, os quais nem sempre são solucionados a contento de todos. Dirigiu, depois, uma saudação ao Artur Gouveia, de Mirandela, o qual, embora bastante adoentado, não deixou de comparecer.
O Martins informou que o Ramiro, por ter regredido na doença, não pôde comparecer como era seu grande desejo.
A ambos os ex-Colegas se desejou uma rápida recuperação.
Começaram então as despedidas e os desejos de continuação da festa até para o ano de 2010.

Saudações amigas!

Seminário de S. José de Vinhais, 03 de Junho de 2010
Manuel António Gouveia"

Sem comentários: