terça-feira, junho 28, 2016

Em jeito de rescaldo, contado por André Afonso

Por sugestão e permissão do Ex-Aluno André Afonso, transcreve-se na íntegra o seguinte texto, de sua  autoria e responsabilidade, quase um circunstanciado rescaldo do ENCONTRO de Ex-Alunos, ocorrido a 25 e 26 de Junho. Ei-lo: 

"Bom dia
Pelo que depreendi, da visualização do Blog, não nos acompanhou na visita ao parque biológico,
Seria importante, digo eu, na minha modesta opinião, fazer o historial completo do encontro, além de que gostaria
de lhe transmitir, digamos que, alguns pontos e/ou informações adicionais do que se passou quer no encontro propriamente dito quer na preparação deste, assim:
Em primeiro lugar e para que fique bem registado em memória, o colega Carlos Gonçalo foi incansável, encontramo-nos diversas vezes aqui em Vinhais e em Macedo de Cavaleiros, sempre que lhe propunha uma ideia, a sua força anímica forjada na sua essência seminarista, predispunha-o logo de imediato a dizer sim, ás propostas que se iam apresentando.
Este modelo, opino, dever-se-ia  repetir; Bragança sábado, pois que o memorial gastronómico "Chicharos com Bacalhau" associado á estadia, só o Seminário de Bragança é que tem condições.
Já para Domingo a visita ao Museu de Arte Sacra, será sempre motivo de repetição, mais que o Museu, poder visitar o Coro da Igreja do Seminário dá-nos uma perspetiva espacial  plena e coloca-nos no epicentro das nossas recordações espirituais, advento da Eucaristia que se seguirá.
A missa aberta á comunidade Vinhaense é uma mais valia, quer para nós quer para os paroquianos, sentia-se na sua expressão facial alegria quando se entoavam os cânticos, tão bem  dirigidos pelo Mestre Virgilio. Com certeza que será um modelo a repetir, acrescentando-se quiçá um órgão...
A visita aos claustros do seminário, foi uma surpresa que preparamos,. Não foi fácil, já sabíamos das condições, mesmo havendo boa vontade e a ideia de irmos limpar esse espaço, seria uma tarefa quase inglória. Esse trabalho foi feito por uma equipa de limpeza da Camara Municipal de Vinhais, creio que andaram lá 3 dias e saíram de lá duas carrinhas cheias de sobrantes das sebes e da erva. Felizmente esse espaço ficou limpo na sexta feira.
Inicialmente ainda se pensou servir lá, no refeitório ou nos claustros o almoço, mas não havia condições, ( agua, frigoríficos, mesas, café, etc)
Decidimos então servir lá as entradas e os aperitivos, no compasso de fazer hora para o almoço e relembrar memorias...poucos repararam mas o tanque central ainda tem peixes vivos! Pergunto como é possível ? Será um mistério como o da figueira?????
Decidimos o restaurante Tapas, porque conheço o bem servir, porque era relativamente perto, porque se comprometeu a fazer uma abertura exclusiva só para nós e depois o preço de todo o serviço/qualidade foi excelente. Acrescentando que ainda nos foi servir o lanche ao bar do Parque Biológico no final da visita a esse espaço.
É verdade que pedi ao Virgílio para não nos perdermos muito nos discursos, existem no grupo excelentes oradores, sublinho em particular o vosso exemplo, com as celebres citações de Pascual, mas como tínhamos preparados outras surpresas o tempo era escasso. O Município de Vinhais, na pessoa da Engª Carla Alves ( esposa do sr. presidente), na pessoa do senhor Vice-presidente, do Dr. Roberto Afonso e do próprio presidente, diligenciaram no sentido de colocar técnicos nos sítios a visitar, o autocarro e demais.
Não foi possível visitar todos os sítios que estavam programados, ficará certamente  para o próximo encontro.
 O percurso de autocarro  de ida e volta ao Parque Biológico, foi excelente, eu improvisei uma de "guia turístico", proferiram-se  agradecimentos, cantou-se! e finalmente o Virgilio fez um discurso de votos de boa viagem  e de Adeus e até pro ano" Saímos do autocarro e despedimos individualmente, rumando cada qual  ao seu destino, já com saudades do próximo encontro.
Uma pequena nota final, o excelente vinho tinto engarrafado "Romano Cunha" que foi servido ao almoço ,  , foi gentilmente oferecido pelo colega seminarista também presente Mário Cunha da sua exploração em Vilar de Ouro Mirandela. O nosso muito obrigado.
Cumprimentos
André Afonso
PS. se quiser pode publicar o texto no blog".

Dando orientações para a visita ao interior do Seminário de Vinhais e outros...

Sem comentários: