domingo, junho 28, 2015

O 27 e o 28 de Junho - duas faces de um só ROSTO chamado Encontro 27...

A forma de retrospectiva apoia-se, basicamente, em foto-linguagem, com o laconismo que esta forma de expressão impõe. Perdoe-se a falta de nitidez de algumas Fotos, salvando-se a vontade de fazer e servir...
De um modo geral, sempre sujeito à clivagem subjectiva e ao olhar de cada um dos Ex-Alunos, foi assim o Sábado, 27 de Junho:

Este Ano de 2015, ao princípio da tarde, iniciámos o nosso ENCONTRO 27 revisitando o Seminário de Vinhais. Solene, de cabeça erguida, ali estava aquele MONUMENTO ímpar, que tantas vezes franqueou as suas portas a centenas e centenas de Ex-Alunos.

E a mítica figueira, apertada pelo abraço de duas torres, também lendárias para o nosso imaginário, ali continua à espera de nunca secar!

O Famoso Domingos, com a sua não menos famosa "gorra", que ainda guarda como uma das suas "relíquias" do tempo de caloiro.

O célebre "cavaquear junto aos negrilhos"... Surgem caras novas, à mistura com alguns dos "históricos" dos Ex-Alunos... E como todos nos entendemos!

A lista já vai mais ou menos composta! Mas ainda aparecerão mais Amigos!

- Não te lembras?
- Estou encantado com as "estórias"... Foi assim, foi!

Os Ex-Alunos foram convidados a visitar o Centro Cultural - Solar dos Condes de Vinhais, edifício que, em algum tempo, esteve quase totalmente degradado, mas hoje recuperado pela CMVinhais.

Não haja dúvidas, é mesmo o Centro Cultural!

Tivemos direito à RECEPÇÃO e à PURIFICAÇÃO (simbólicas, sim, e prestadas por um dos nossos Ex-Alunos).

O Reitor actual do Seminário de Bragança, agora com funções de responsável e supervisor do Seminário de Vinhais, deliciou-nos com um LANCHE bem recheado e saboroso! Viva, Senhor Reitor!

Quem não iria aproveitar e saborear estes "mimos"?

O Local do Lanche é conhecido e rememorado como um dos espaços que muito influenciou as nossas vidas: O Inesquecível REFEITÓRIO!

Depois do reviver em Vinhais, eis-nos, pelas 19:00 H,
CHEGADOS A BRAGANÇA

Os lendários "chícharos" esperavam-nos! Tudo a condizer, mas a máquina não conseguiu captar a cebola

E que rico bacalhau, com ovo cozido e batatas com fartura. É verdade, apesar da austeridade, agora há mais fartura que in illo tempore! Um menu muito bem servido! Parabéns à CASA e às Cozinheiras, claro!

As couves já não eram centimétricas, mas mais fininhas que antigamente. Contudo, antes originavam uma espontaneidade oculta...

E a conversa surgia de forma espontânea e em crescendum...

Digo-vos: está tudo muito bom! E bem regado!

- Não sei como dizer, mas hei-de vir sempre que puder!

Senhor Reitor, está de Parabéns pelo Lanche de Vinhais e por este apetitoso Jantar!

Talvez fosse possível estar mais gente ao Jantar, mas, para o ano que vem, haverá mesmo muita mais!

E a Sobremesa chegou! Muito doce, quase tão doce como os afectos que o Albano tanto e tão bem destacou!

DOMINGO - 28.Junho

O Virgílio prometeu, e cumpriu, que, antes da Missa, faríamos ensaio. E fez-se, conduzidos pela sua magnífica regência!

Tem que sair de dentro, rapazes!
E a Eucaristia iria começar:

A Assistência, agora já significativa, seguia atenta... É algo de admirável como o nosso Gouveia, ao lado do seu filho, vem juntar-se à vivência do fantástico grupo de Ex-Alunos... Um grande abraço para ele!


- Mesmo que o Tony esteja quase oculto atrás do Órgão, ele irá dando o tom para todos seguirmos facilmente. OK, Amigos?

O senhor Reitor (desculpe a falta de nitidez da foto!do Seminário lembra, na sua breve admonição, as intenções desta Eucaristia, que se aplicarão aos presentes e aos nossos que já partiram...

O Celebrante, num gesto espontâneo, manifesta concentração e apelo à CONTINUIDADE dos Encontros.

A Assembleia segue atentamente a Mensagem inicial do Cónego Silvério, um dos nossos!

Os mais novos fazem-se representar nas Leituras da Eucaristia.

Compenetração e interioridade da Assembleia.

Não são necessárias palavras...

O Ligório, pausadamente, faz a sua Leitura.

Os mais novos em força!


Diácono Mesquita proclama o Evangelho.

Homilia, com uma grande Mensagem: Os Encontros são de todos, a fim de que possamos assegurar a continuidade desta corrente de afectos e amizade!
Seguiu-se a Eucaristia nos seus diversos momentos de Consagração, Comunhão e Bênção Final. Iniciar-se-ia, a seguir, o Almoço, pelas 13.00 Horas, sensivelmente.

- De certo que voltarei para o ano!

Afinal, ainda nos juntámos muitos a esta mesa de convívio e camaradagem!

- Na verdade, está tudo muito bom! Até que possa, estarei presente!

O Senhor Pe TELMO BAPTISTA AFONSO veio, correspondendo ao apelo que lhe fora feito pelo Albano. Mesmo depois de se ausentar, foi-lhe endereçado um Grande Abraço e prestada uma Estrondosa Salva de Palmas.

Uma significativa e promissora presença dos mais novos dos Ex-Alunos!

O Virgílio encantou com o ALELUIA, de letra sua e música de Leonard Cohen, Aleluia que dedicou as seus Companheiros, que, simbolicamente, conseguiu reunir na memo de sua autoria: "CADAVEZ que o COELHO vai ao VALE toma LEITE no PIRES".

E, já quase a finalizar o Encontro, durante as Sobremesas, ainda houve tempo para PALAVRAS e DESAFIOS, deixados aos Amigos do Seminário de Vinhais/Bragança, que, fundamentalmente, apostaram na Continuidade, no incalculável valor dos Afectos e na oportunidade única de voltar a abraçar os "meninos" do nosso tempo!
E o "nó na garganta", já habitual nos comentários e interacções, foi-se apertando até ao "ADEUS, ATÉ P'RÓ ANO". 
Uma percepção generalizada: os ENCONTROS vão crescer e a Continuidade vai ser assegurada! OXALÁ!, dissemos todos, na nossa intimidade.

As VOZES dos Ex-Alunos são incomparáveis!  Ouçamos e concluamos! Essas são as nossas vozes que a bruma não desgasta e a tempestade não destrói. VALENTES!

Sem comentários: