sexta-feira, junho 24, 2011

AO CONTRÁRIO...

Todos admiramos o Virgílio do Vale, sem dúvida. Vejam só! São dele as seguintes palavras, endereçadas ao Blog via E-mail:

"Caríssimo F.
Mando essa pantomina que não passa duma brincadeira. Se quiseres, podes inseri-la no Blog. Se calhar, vou lê-la no sarau de amanhã.
Um abraço e até amanhã.
Virgílio
"

AO CONTRÁRIO…
- uma adaptação -

Imaginando-me no fim da vida,
Gostaria eu de voltar ao passado,
Começando pelo fim,
Se acaso a vida pudesse ser de novo vivida.
Seria bom viver da frente para trás….
Começar morto, para despachar logo o assunto.
Depois, acordar num lar de idosos,
Completamente tolhido e dependente,
Vendo-me enrolado em fraldas
Manobradas por mãos jovens que fazem o milagre
De me sentir melhor a cada dia que passa.
Ser expulso porque estou demasiado saudável.
Continuar a receber a reforma e, de repente,
Começar a trabalhar,
Recebendo logo um relógio de ouro no primeiro dia.
Trabalhar 40 anos, cada vez mais desenvolto e saudável,
Até ser jovem o suficiente para fazer a faculdade,
Desde a Licenciatura até ao dia da 1ª aula
E depois, estar pronto para o seminário,
(desde a Teologia até à primeira vez
Que dei entrada neste cenóbio vinhaense
De tanta recordação…
E de tantos meninos que foram meus amigos)
E voltar para a primária,
Antes de me tornar criança e só brincar, sem responsabilidades.
Aí tornar-me um bebé inocente até nascer.
Passar nove meses flutuando num “spa” de luxo,
Com aquecimento central,
Serviço de quarto à disposição
E com um espaço maior por cada dia que passa,
E depois – “Enfim!” – desaparecer…
Num simples e apaixonado acto de amor !!!
Seria muito bom!...

Virgílio


Parabéns a um dos marcos históricos e imponentes do Movimento dos Ex-Alunos do Seminário de Vinhais, como é o Virgílio do Vale! Há muito tempo que não líamos uma tão sensibilizadora e contagiante lição de regresso ao ventre materno, parafraseando S. Freud! OBRIGADO e esperamos que estas palavras AO CONTRÁRIO ainda sejam mais empolgantes no sarau de Sábado!

Um abraço de todos os admiradores!

Sem comentários: