segunda-feira, junho 27, 2005

Génese - um extracto!

SEMINÁRIO DE VINHAIS - NASCIMENTO

"O contrato de arrendamento do Convento [de S. Francisco], cerca contígua e outras propriedades, por cinco anos consecutivos, pela renda anual de 300$00, pagos em moeda corrente no país - podendo o arrendatário prorrogá-lo por um, ou mais de cinco anos, mas nunca por quantia de renda superior a 1.800$00 - foi realizado nesta vila [Vinhais], no cartório do notário David Augusto Ferreira Machado, aos 15 dias do mês de Novembro de 1920, sendo primeiros outorgantes o Senhor Francisco Mendes Alçada, D. Inês da Costa, esposa, a Senhora D. Inês da Costa Alçada, e segundo outorgante o Senhor Cónego João Machado da Costa. Foram testemunhas Adelino Augusto Rodrigues e Fernando Rodrigo de Almendra Dias.
Estava posto um dos elementos essenciais à vida do Seminário, o necessário espaço vital."

Discurso de Mons. Manuel Jerónimo Pires, in Comemoração do Cinquentenário - Bodas de Ouro da Fundação do Seminário de S. José de Vinhais, 20 de Setembro de 1970, Suplemento do n.º 1341 do Mensageiro de Bragança, de 27 de Novembro de 1970.

12 comentários:

Anónimo disse...

O Tempora! O Mores!
Usando a famosa expressão de Cícero, em Catilina, com ela quero apenas transmitir que os valores aprendidos no nosso Seminário têm norteado a minha vida e, por insólito que pareça, têm-se mantido actuais, ainda que aplicados a contextos científicos e técnicos da nova era da globalização e da mutação imparável desta época de desafios! Por isso, um reconhecimento indizível ao Seminário e ao que ele significa para tantos percursos de vida deste País!
Um abraço a todos os Ex!
fcalves

Anónimo disse...

ola! fiquei surpreendido ao saber que existia um blog sobre antigos alunos do seminário de vinhais!
Eu também la andei no 5 e 6 ano ano 1995/96 ate 96/97. O meu nome é luis filipe! Quando houver mai s algum encontro agradecia que me dissessem algo! mandem um mail para luis-f-domingues@alunos.utad.pt
abraço

ChFer disse...

Para Luís Filipe:
Olá, Luís! Obrigado pelo comentário e depoimento.
Pois é, o Blog é bébé ainda. Nasceu no dia 27 de Junho.2005, logo após o último encontro (25/26). Contamos com o Luís para os próximos encontros (sempre no último fim-de-semana de Junho!)e também para sugestões, comentários, notícias neste Blog! O. K.? Apareça sempre! Será enviado E-mail pessoal.
Um abraço e óptimos estudos na UTAD!

Julho 03, 2005 3:27 PM

osmeusapontamentos disse...

Os meus parabéns para os impulsionadores desta magnífica ideia que foi a criação de um blog respeitante ao nosso Seminário de Vinhais.
Também fui aluno do Seminário nos anos lectivos de 85/86 e 86/87.
Agradecia que me fossem informando da realização de mais encontros.
O meu e-mail é:jmtguerra@hotmail.com

Um abraço amigo.

ChFer disse...

P/ o Jorge Guerra:
Olá, Jorge! Tudo bem?
Sei que o bichinho da saudade mora em todos nós... O Tempora!, como diz o f c alves...
Os encontros são sempre, como, aliás, se diz num Post (27.06), no ÚLTIMO FIM DE SEMANA de Junho!
Um abraço.

Anónimo disse...

Foi com enorme curiosidade que entrei neste blog.De repente,uma saudade nostálgica invadiu-me a alma,enquanto percorria a pouca informação ainda existente.Adorava ler e ver mais neste blog.Comecei por recordar a minha meninice,nos longinquos anos de 1974. Voltei a ouvir toda aquela mistura de sons de crianças que entoavam nos velhos claustros.Voltei a sentir aqueles odores tão caracteristicos que emanavam do refeitório onde depois de rezarmos tomávamos as refeições. Recordei a imagem do cónego Baltazar então reitor do seminário,com a sua pequena estatura,pontapeando uma bola transviada sempre de uma forma cómica ,o que nos divertia imenso.Recordei o padre Silva,o padre Belisário ,o padre Lopes,o padre Mário e tantos outros que ajudaram a moldar o meu espirito e de tantos homens espalhados pela diáspora.Eles foram os obreiros da minha personalidade e por isso a eles devo a felicidade de estar bem com todos os homens de bem.
Jorge Costa de Torre de D. Chama
Sargento Ajudante da Força Aérea Portuguesa
Base Aérea Nº4 Lajes terceira Açores

ChFer disse...

Olá, Jorge Costa:
Como é saudável voltar ao mundo tão bem descrito por Jorge Costa, de Torre de D. Chama, dos anos 1974 de Vinhais!
Jorge, ainda não há muitos Posts neste Blog, porque não se possuem muitos elementos para o rechear. Faz-se um apelo a todos os Ex, para que nos enviem, para o endereço indicado, os seus temas, as suas "estórias! de um tempo passado, mas tão presente!
Foi óptimo o seu depoimento! Continue!
Um abraço.

flo disse...

Sou sobrinho do D.José Lopes Leite de Faria e fiquei muito satisfeito por descobrir que ainda alguém pergunta por ele. Não o conheci pessoalmente porque faleceu em 1927 e eu nasci em 1955. Era irmão de meu avô materno e de mais 2 sacerdotes, P.Gonçalo Lopes Leite de Faria e P.Manuel Lopes Leite de Faria, este último redentorista e fundador da Casa dos Redentoristas em Guimarães. Aquilo que sei dele deve-se aos relatos dos familiares que o conheceram. Sei que se ordenou no final do séc.XIX e leccionou em Guimarães, primeiro no Colégio de S.Dàmaso e, depois, no Seminário/Liceu de Guimarães, que funcionou num edifício que está agora a ser recuperado e será em breve uma extensão do Museu Alberto Sampaio, na Praça de Santiago, em pleno Centro Histórico de Guimarães. Aquilo que de mais importante ouvi acerca dele na minha infância foi que recebeu uma carta autografada pelo Santo Padre Pio X, carta essa que me recordo de ver encaixilhada na sala da casa onde nasceu, a Casa de S.Romão, na freguesia de Tagilde, hoje do concelho de Vizela, mas outrora de Guimarães. Pelo que se contava, a razão de ser dessa carta em latim, que provavelmente ainda existe em poder de uma prima minha, mas cujo teor desconheço, tinha a ver com a sua participação no Congresso Eucarístico de Lurdes, em 1911, onde apresentou "A realeza social de Jesus na Eucarístia", trabalho que pelos vistos foi muito apreciado pelos bispos presentes e pelo próprio Papa. Terá recebido vários convites de bispos estrangeiros, incluindo do Brasil, mas a verdade é que permaneceu em Lurdes até ser nomeado Bispo de Bragança e Miranda, já pelo Papa Bento XV. Foi sagrado na Igreja de S.Francisco, em Guimarães, julgo que no ano de 1916. Nos primeiros anos de sacerdócio foi tamBém jornalista. Fundou o Jornal de Guimarães nos primeiros anos do séc. XX, que pouco tempo durou, e mais tarde A Restauração, que também teve vida curta. Falava-se que se retirou para Lurdes por não ter ficado satisfeiro com a implantação da República. Foi colega do Manuel Gonçalves Cerejeira, mais tarde Cardeal, no período em que leccionou em Guimarães. Em família também me lembro de se falar das suas visitas pastorais na diocese de Bragança e Miranda, atribuladas sobretudo porque eram feitas a cavalo ou de burro, os meios de locomoção dessa época. Está sepultado no cemitério da freguesia de Tagilde, onde basceu, partilhando o jazigo pelo menos com os dois irmãos padres atrás referidos. É isto o que se me oferece dizer.
Florentino Cardoso

Anónimo disse...

Olá, Florentino Cardoso!
Consigo, estabelecem-se os elos de uma cadeia que nos leva até ao Fundador do Seminário de Vinhais - D. José Lopes Leite de Faria.
Amigos-Seminário-Vinhais agradece, de forma muito sentida, o seu depoimento, que vem directamente da intimidade familiar de tão ilustre figura.
Obrigado e julgamos que muita gente da "nossa" vai gostar de ter encontrado e desvelado as raízes da casa por onde passou.
Uma saudação especial para o Florentino Cardoso!

flo disse...

Já que os Amigos do Seminário de Vinhais tomaram a iniciativa de pedir contributos sobre o seu fundador; atrevo-me a sugerir o seguinte:
1º - Tal como falei no meu depoimento anterior, existe uma carta do Vaticano dirigida ao D.José Lopes Leite de Faria, subscrita pelo Papa da época, o Santo Pio X . Do meu ponto de vista, faria todo o sentido que essa relíquia fosse oferecida ao Seminário de Vinhais, local onde poderia ser admirida e preservada. Ao que julgo, essa carta está em poder de uma prima direita da minha mãe, chamada Maria Fernanda Leite de Faria Cunha, que é uma senhora solteira, com cerca de 80 anos e vive no Centro de Solidariedade Humana Dr.Emídio Guerreiro em Guimarães. Se alguém em nome do Seminário se dirigisse por escrito a essa senhora, pedindo a doação da dita carta, tenho quase a certeza que ela não iria recusar e, pelo contrário; ficaria até contente por colocar em boas mãos essa memória do tio.
2º - O D.José era um brilhante comunicador, tanto pela palavra como pela pena. Na época envolveu-se nas lutas ideológicas que se travavam entre os intelectuais católicos. Julgo que não estaria distante do movimento que criou o Centro Católico Português, num congresso realizado em Braga em 1917 e do qual resultou o jornal A União e mais tarde O Novidades. Este movimento era liderado pelo Dr.António Lima Neto, Adogado e Professor de Economia Política. Em 1921 o Dr.António de Oliveira Salazar, então Professor em Coimbra, foi eleito deputado por Guimarães, por este movimento, qiue rivalizava com o católico/monarquico, que por sua vez tinha como orgão o jornal A Època. Ora, sei que o D.José participava nestas polémicas de forma activa e brilhante, escrevendo a sua opinião em artigos nos jornais. Será que na diocese de Bragança e Miranda não existem elementos que permitam descobrir estas lides jornalísticas desta figura importante da Igreja do seu tempo?
3º - A única obra literária que é atribuida ao D.José é o trabalho que fez em Lurdes “A Realeza Social de Jesus na Eucaristia”. Não haverá um exemplar algures?

Florentino Cardoso

Anónimo disse...

Análise digestiva aqui, opiniôes assim destacam a quem quer que observar aqui !!!
Entrega muito mais deste blog, a todos os teus amigos.

Anónimo disse...

Exmo Sro administrador do blog " Amigos do Seminário de Vinhais" será possível colocarem-me em contacto com o Sro Florentino Cardoso?
Em mensagem privada explicarei o motivo.
Deixo o meu contacto de email: koisaskomuns@gmail.com.

Certa da sua melhor colaboração e agradecendo desde já , fico aguardar noticias suas.
Com os melhores cumprimentos
Helena Pires de L