terça-feira, setembro 22, 2009

PERCURSOS DE VIDA...


Os percursos de vida (também chamados histórias de vida, narrativas auto-biográficas - de grande valor para a investigação qualitativa) podem constituir a temática do nosso Encontro de 2010... PODEM!

Depois de esporádicas conversas com alguns dos históricos dos Amigos do Seminário de Vinhais, julgou-se que este tema poderia ser muito interessante e motivador para um conhecimento recíproco de quem vem (e espera-se um enchente!) ao Encontro do último fim-de-semana de Junho/2010 - (para outros Encontros encontraremos outros temas!)-.

Que é que acham todos? Podem dar sugestões?

Apresentação de forma espontânea? Com inscrição prévia?

Tempo limitado? Tempo distendido?

Verbalmente? De forma escrita? Com utilização de meios informáticos? À escolha de cada um?


Fica um primeiro alerta para a questão, em ordem à qual todos seremos possíveis protagonistas. Efectivamente, paira no imaginário de todos nós uma série de interrogações sequenciais, para as quais temos ou gostamos de ouvir respostas: "Quem fui? Quem sou? Quem espero ser?" - Estas ou outras! -. DIGAM COISAS!

Um abraço e enviem comentários, notas, mandem discursos, poemas, fotos, etc...

9 comentários:

Francisco Frazao Calejo disse...

Gostaria imenso de falar com o meu antigo colega,pois gostaria de organizar um encontro de todos os seminaristas de Vinhais.O meu contacto:934811575.Um grande abraço Francisco Frazão Calejo.Aqui vai uma história de vida:à três dias atrás estando eu na Póvoa de Varzim, perdi a noção de onde tinha estacionado a viatura,andando quatro horas à procura e sem resultado,derigi-me àPSP.Para meu espanto,conto a situação ao sr.agente e digo-lhe logo:desculpe não pense que é alguma brincadeira,mas não consigo encontrar o meu carro!Diz o agente,com tom de policia:O sr.já pediu ajuda à policia?Eu,não.Mas é o que estou a tentar fazer.Ao olhá-lo nos olhos,reconheço aquele olhar,digo-lhe eu: e tu,não andaste no seminário de Vinhais à trinta anos a tràs? Diz o agente:Sim,andei.Digo eu:não te lembras de mim? sou o Frazão ou o Calejo,como era conhecido no seminário.Saíu da porta em roupante e todo imocionado o agente e diz:dá cá um abraço Calejo,pois eu correspondi de seguida,foi uma amizade e convivênçia que passamos naquele semináro,que só nós sabemos.Muitas lágrimas choramos e só tinhamos o apoio dos nossos colegas,aí digo eu sabes onde está o Moreira? Em Beja,Liga-lhe,ele fica todo contente,e assim foi ele ligou-lhe e o Moreira atendeu comtodo o carinho e amor de um ex colega,mas sempre amigo,para toda a vida,pois todos os nossos colegas assim serão considerados.Digo eu então, e o Nicolau?está em Bragança,trabalha na Rádio e é um grande homem,olha fez pela minha mãe,aquilo que nunca pensei,é um irmão.Digo-lhe eu:Vou enviar-lhe esta História,lembraste do pão de ló que a mãe dele lhe levava quando o ía vesitar?eu andava sempre atrás daquele bolo delicioso...Lembro-me tanta vez!.Um dia Continuarei esta história real,porque a imosão faz com que as lágrimas não parem,pois é saudade a mais...Um abraço,Nicolau

Francisco Frazao Calejo disse...

a todos aqueles que tenham conhecimento de pessoas que frequentaram o seminário nos anos 78/79/80,juntem-se a nós,vamos reviver o nosso tempo de seminaristas.Obrigado

http://amigos-seminario-vinhais.blogspot.com disse...

Olá, Francisco Frazao Calejo!
Os Valentes de 78/79/80 têm que vir todos ao ENCONTRO de JUNHO/2010, Último Fim de Semana!
É o início de uma História de Vida muito hilariante e ainda não sabemos tudo!!!
Contamos com o CALEJO no Encontro de JUNHO! Cabem lá todos os de 78-79-80. Força! Estamos à espera!
PS. O Nicolau de que fala é o "Tio João" da RBA? Claro, por curiosidade...
Um Abraço, Calejo!

ChFer disse...

Calejo,
Afinal, chegaste a encontrar o carro? O teu amigo da PSP ainda ficou mais "distraído" do carro do que tu! Isso é que foi recordar e sonhar!
Agora, é só vir "sonhar" connosco! OK? COMPARECE!

luisalvesmoreira disse...

Foi com muita emoção que revi o Calejo, esta semana em Beja. Falámos de tudo um pouco e, claro, do nosso amigo Vaz de Serapicos. Tal como o Calejo gostava de rever os velhos amigos. Todos aqueles que, conjuntamente com o Calejo, ainda consegui identificar numa fotografia de um passeio à Puebla da Sanábria. Claro que me lembro do Nicolau e felicito-o pelo excelente trabalho que tem feito na RBA. Sou polícia e estou em Beja desde 1992.
Abraço a todos.

sevlaf disse...

Luís Alves Moreira!
Epero que tudo esteja bem consigo, aí por Beja ou em qualquer outro lugar!
Então, se quiser encontrar os "velhos amigos", por que não vem a Vinhais, Seminário, no último fim de semana de JUNHO? Esperamos por si.
Um grande abraço.

Unknown disse...

Bem...hoje tive o enorme prazer de receber o meu grande amigo Calejo. Fiquei muito emocionado e ansioso pelo último fim de semana de Junho. Também ouvi deste notícias de outros meus amigos daquele tempo e espero que todos estejamos juntos nesse dia.
Grande abraço a todos.
Paulo Marta.

Anónimo disse...

Hoje,senti o maior orgulho,meu e dos meus ex.colegas!Estive com o nosso antigo colega Cordeiro(Reitor do Pontifício Colégio Português em Roma),ao mesmo tempo conheci os Padres Paulo e Francisco Pimparel,e tenho a agradecer a estes o facto de me terem enviado o Contacto do Padre Cordeiro,gostaria de expressar o agradecimento a gente humilde que me recebeu em sua casa em Rebordelo,onde se comemorava a festa da aldeia.Lindo! Ouvir o Padre Cordeiro a contar e a recordar os tempos de seminaristas em Vinhais.Vamos tendo conhecimento da paragem de vários ex.colegas,pois todos os dias vêm recordacões desses velhos tempos,mas temos todos algo em comum:Amizade e saudade de nos reencontrarmos-nos.Estaremos em Vinhais em Junho,custe o que costar...Um abraço sentido e forte a todos os homens que passaram por este seminário.

Francisco Frazão Calejo disse...

Hoje,senti o maior orgulho,meu e dos meus ex.colegas!Estive com o nosso antigo colega Cordeiro(Reitor do Pontifício Colégio Português em Roma),ao mesmo tempo conheci os Padres Paulo e Francisco Pimparel,e tenho a agradecer a estes o facto de me terem enviado o Contacto do Padre Cordeiro,gostaria de expressar o agradecimento a gente humilde que me recebeu em sua casa em Rebordelo,onde se comemorava a festa da aldeia.Lindo! Ouvir o Padre Cordeiro a contar e a recordar os tempos de seminaristas em Vinhais.Vamos tendo conhecimento da paragem de vários ex.colegas,pois todos os dias vêm recordacões desses velhos tempos,mas temos todos algo em comum:Amizade e saudade de nos reencontrarmos-nos.Estaremos em Vinhais em Junho,custe o que costar...Um abraço sentido e forte a todos os homens que passaram por este seminário