terça-feira, março 24, 2009

ACTA 2008 - 20.º Encontro


Acta do 20.º Encontro de Ex-Seminaristas de Vinhais/Bragança

Aos dias vinte e oito e vinte e nove de Junho de dois mil e oito, das treze horas do primeiro e pela tarde do segundo dia, decorreu, no Seminário de Vinhais, o vigésimo Encontro dos Ex-Seminaristas dos Seminários de Vinhais e de Bragança, com a seguinte ORDEM DE TRABALHOS:---------------
Um – Informações. ----------------------
Dois – Intervenções. --------------------
Três – Outros assuntos. ----------------
Ponto um – Informações – Após os cumprimentos e o almoço de sábado, a tarde repartiu-se entre o convívio à mesa do café; o passeio ao Parque Biológico de Vinhais; o ensaio de canções e a afinação dos instrumentos musicais para o serão.
Ao jantar, foi dada continuação ao diálogo há um ano esperado, enquanto se foi saboreando o feijão chícharo com bacalhau e couve-galega, tudo regado com o melhor azeite.
Durante o serão, à medida dos anos anteriores, além de conversas animadas, foi a festa com anedotas, canções e serenatas, acompanhadas à viola e à guitarra, não faltando também exibições de violino e de gaita-de-foles.
No domingo, a missa foi celebrada pelo Padre Telmo Ferraz, que, com enorme emoção, nos trouxe gratas recordações do tempo que por aqui passou e nos falou da sua inesquecível experiência por terras de Angola. Como sempre, o Coro acompanhou a missa, com vozes experientes e vigorosas, sob a batuta do Virgílio Vale.
Seguiu-se o tradicional, bem servido, muito animado e participado almoço.
Depois, a despedida, a pensar já com entusiasmo no próximo encontro.
Ponto dois – Intervenções – Entre as histórias de vida que há sempre para contar, foi aqui trazido o testemunho de um antigo colega que conta já com a bonita idade de cem anos.
João Conceição Costa, com aquela idade, enviou ao “Dig.mo Cónego da Diocese de Bragança e Miranda” um cartão a informar que organizou “um pequeno livro com o 50.º Aniversário do Seminário que” resolveu enviar-lhe, informando que poderá dispor de mais alguns exemplares.
Foi logo decidido por unanimidade remeter ao João Conceição Costa uma resposta ao testemunho que nos deu, a qual, com o referido cartão, irá ser postada no nosso blog.
Usaram também da palavra: Francisco Formariz para nos falar da obra do Padre Telmo Ferraz na Casa do Gaiato e do Virgílio Pires, como “pessoas que honram esta Casa”; o Padre Telmo Afonso, trazendo-nos algumas relevantes memórias da vida no Seminário; o Emílio Falcão, que, preocupado com a necessidade da revitalização e a dinamização dos encontros, sugeriu que sejam lançadas ideias para essas revitalização e dinamização, afirmando ainda ter de se tornar obrigatória a inscrição para os encontros, necessária a uma logística eficaz; o Albano Mesquita, retomando a questão da constituição de uma Associação de ex-alunos dos Seminários, a qual vem reunindo o consenso de alguns, versus o de outros, que preferem manter estes encontros informais; e o Manuel Gouveia para nos falar sobre o convite, a formalizar, para uma nossa representação no próximo Congresso dos Antigos Alunos do Seminário de Vila Real.
Foi feita referência ao Parque Biológico de Vinhais, como um bom exemplo de preservação da Natureza, sugerindo-se a visita a esse Parque.
Como sempre tem vindo a fazer, o Cordeiro Alves referiu o nosso blog como um bom meio para saber “Quem Somos?”, convidando todos a visitá-lo.
Outros participantes tiveram a oportunidade de falar sobre estes encontros, salientando o são convívio e as recordações que os mesmos nos proporcionam.
Ponto três – Iniciando as despedidas, falou o Falcão que, em nome da Comissão Organizadora, agradeceu a presença dos participantes e desejou a todos um bom ano.
E não havendo mais nada a tratar, deu-se por encerrado o encontro de que se lavrou a presente acta, a qual vai ser remetida ao blog para aí se dar a conhecer aos interessados.

Redigiu:
Manuel António Gouveia

Saudações e até para o ano!

Sem comentários: