domingo, dezembro 11, 2005

Adeus a um dos expoentes máximos que passou por Vinhais

Curso Superior de Direito Canónico
e de Psicologia Aplicada

VALE, P. Francisco dos Anjos Fernandes – Nasceu em Vila Boa de Ousilhão em 25-7-1922. Concluiu o Curso de Teologia em 1944, mas só se ordenou sacerdote em 1-7-1945. Foi para a Universidade Pontifícia de Salamanca onde se licenciou em Direito Canónico. Regressado a Portugal, foi pároco em Carrazedo e, a partir de 1950, foi Professor de várias Cadeiras no Seminário de S. José de Bragança. Foi Oficial da Cúria Diocesana. Em 1968 voltou a Salamanca para se licenciar em Psicologia Aplicada. Foi Professor do Liceu Nacional de Bragança durante vários anos. Em colaboração com os alunos de Jornalismo publicou o livro “O Problema da Luta de Gerações. (...) Prestou assistência religiosa no Lar Feminino de Santa Clara - Bragança".

Fonte: Vale, Virgílio O. (2003). Vinhais, Póvoa Rica de Homens Bons. Porto: Edição do Autor, p. 61, com adaptação.

Do seu livro “O Problema da Luta de Gerações” (1992: 101), já na Síntese Final, extraímos uma passagem altamente reveladora do seu espírito crítico e brilhante, face à verdadeira comunicação entre pessoas. Que beleza nestas palavras, de promessa, a jovens alunos de Jornalismo, tão oportunas para os dias de hoje:

“A comunicação humana – tão modernizada, na sua técnica, e tão inexistente na sua realidade íntima e profunda – exige um processo pelo qual alguém ou algo se compartilha, se torna comum.

Não basta, portanto, o conversar muito que actualmente se verifica, mas sem comunicação, por causa do medo, desconfiança e dos esconderijos usados, em todos os planos da vida!...

Que formoso, extraordinário e libertador é, vai ser a experiência de aprender a ajudarmo-nos uns aos outros! Nunca se insistiu bastante, na imensa necessidade que todos temos de ser realmente escutados, tomados a sério, compreendidos…

A psicologia moderna considera indispensável esta prática de vida, também nas escolas, porque é assim, em todas as actividades e convivências.

Neste mundo, ninguém pode crescer em liberdade, sem se sentir compreendido, pelo menos, por uma pessoa. Para isso e para ser cristão por gosto, pela Nova Evangelização, vamos fazer, todos, melhores treinos da nossa comunicação; prometemos ficar convosco, certos da vantagem de automaticamente descobrir o novo rosto de Deus – aquele rosto verdadeiro que convence e dá gosto, para crescer e ser livres de verdade!...”


Obrigado, P.e Dr. Vale por esta promessa, que serve de despedida, inigualável!

O Dr. Vale faleceu a 09 de Dezembro de 2005 e foi a sepultar, em Vila Boa de Ousilhão, em 10 de Dezembro.
Às suas exéquias fúnebres presidiu o Prelado da Diocese, com um grande número de sacerdotes, na Igreja da Misericódia de Bragança, completamente cheia de familiares e amigos.
Amigos do Seminário de Vinhais apresentam as mais sentidas condolências a toda a família.


Sem comentários: