domingo, junho 30, 2019

O ENCONTRO 31 - 29.06.2019 / 30.06.2019 - Sábado / Domingo

Boa tarde a todos os PARTICIPANTES e/ou LEITORES.
Numa "cobertura" aligeirada, mais fotolinguística que discursiva, assim decorreu o 1.º Dia do ENCONTRO, Sábado:

"Se fores ao Alentejo (Seminário)", vai, vai, vai... Lindo! O Albano que o diga!

Houve o momento de recepção pelo Senhor Bispo de Bragança, D. José, com palavras a apontar para a possibilidade de criação de uma Associação de Ex-Alunos, bem como da unificação de esforços para a organização/existência de um ÚNICO ENCONTRO, evitando fraccionamentos do Movimento.
Houve espaço para a apresentação personalizada de cada um dos participantes, já em número significativo, um tempo precioso, sim, mas com algum prolongamento para além do previsto. Muito se disse e, mesmo assim, muito ficou por dizer.
Uma grande abertura demonstrada por D. José, vontade de apoio expressa, com satisfação dos Ex-Alunos pelo gesto!
 
E veio o Jantar, iniciado com as Boas-Vindas dirigidas pelo Vice_Reitor do Seminário, Pe José António Machado.
Como era previsto, os saudosos "Chícaros com couves, ovos e bacalhau" foram os protagonistas da mesa, claro, após uma sopa e aperitivos bem apreciados por todos.
Já um pouco adiantada a hora, o Maestro pede a todos que amanhã, às 10:00 Horas, estejamos para o tradicional ensaio da Eucaristia "De Angelis"

2.º Dia - Domingo
Se o prometido é devido, pelo menos uma amostra de Ex apareceu para se iniicar o ensaio no Salão de Filosofia, agora convertido em Auditório do Seminário, amplo e adequadamente confortável.

VAMOS AO KYRIE, Rapazes!
E o Virgílio, paciente e repetidamente para todas as peças, conduziu optimamente a água ao seu moinho e todos ficaram aptos a "cantar de cor" a Missa de Angelis.
Já na Capela, sendo Celebrante o Pe Dr. Octávio Sobrinho Alves, os muitos Participantes ficaram apertados num epaço, acolhedor e belo sim, mas pequeno para estas circunstâncias.
Momentos de reflexão, interiorização, a par da recordação das raízes cristãs que nos foram propostas ao longo do percurso da permanência no Seminário! E deu para rezar pelos Ex-Alunos, companheiros e amigos, que já partiram.
Impressionante o momento da Comunhão! Na verdade, as raízes existem e a ligação aos valores cristãos não desapareceu. Uma demonstração de convicções!
Por fim, o Cântico do nosso Padroeiro: "S. José, a teus altares...". O Entusiasmo destes homens de barba rija, ao cantarem estas notas que vêm já das pedras do Seminário de Vinhais, é algo de maravilhoso e incomparável! Esse entusiasmo demonstra o "lastro" do Albano Mesquita, o background da nossa realidade de pertença e afiliação a um grupo: os EX-ALUNOS DO SEMINÁRIO DE S. JOSÉ DE BRAGANÇA/VINHAIS!
E, prontinhos para almoçar! Não apenas para comer, mas para conviver, contar as nossas estórias ao vizinho do lado, observar as mudanças operadas no outro e no envolvente, etc., etc.
Mais convesas e outras estórias...
E comeu-se bem! Tudo satisfeito! E, ainda, sobremesa. O Seminário recebeu bem e recomenda-se! Parabéns à Equipa de confecção e serviço!
E evocou-se o nome do saudoso Pe Telmo Afonso, delineando os traços gerais da sua biografia o José Joaquim Rodrigues, que referiu os aspetos: cultural, pedagógico, científico, pastoral e, sobretudo, humano do inesquecível PADRE TELMO! Em sua honra, observou-se um minuto de silêncio! Momento indizível.
Também outros Ex-Alunos foram lembrados, entre os quais o sobrinho do Pe Telmo Afonso, o homem de 2,4 m em altura e grandeza de espírito, o António Evangelista.
Por fim, houve diálogo sobre a possibilidade de uma Associação de EX-ALUNOS, em que surgiram vários pontos de vista, acordando-se em constituir uma comissão provisória que vá preparando os requisitos para que a mesma,depois da sua viabilidade, possa vir a acontecer.
E... Cada um regressará à sua morada de hábitos, rotinas e afetos, mas levando o "Nó na Garganta" de um "Adeus até pr'ó ano!"


Para recordar e, simultaneamente, ter presentes os Ex-Alunos deste 30Jun2019, pode ver-se o BENEDICTUS, escutando as Vozes remoçadas destes imcomparáveis "meninos" que pisaram as lajes de Vinhais/Bragança que o tempo não vai roer!




BENEDICTUS (a um Click)





2 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde,
A muito que sigo esta página e que acompanho os vossos encontros e é com alguma tristeza que verifiquei que os mesmos deixaram de ser realizados em Vinhais.
Também verifiquei que deixaram de falar sobre o Seminário e os vários problemas com que o mesmo se debate. Na vossa Acta de 2006 no 18.º Encontro e passo a citar falaram sobre o futuro do ex-Seminário de Vinhais. A este propósito falou o Cónego Silvério Pires, o qual, após referir os melhoramentos no interior do edifício, nomeadamente do refeitório, dos quartos e das casas de banho, e também da futura transformação das camaratas em quartos, informou que ali não continuará mais a funcionar o Seminário. Que, relativamente ao seu aproveitamento, várias ideias surgiram, sobressaindo a da criação de um Centro Pastoral da Diocese, facultando, assim, a realização de encontros, retiros, colóquios, seminários e outras reuniões, do que resultará, então, um Novo Estatuto do Seminário de Vinhais”. Gostaria de saber se efetivamente conseguiram alguns resultados desde aí.
A verdade é que desde o momento que o Padre Luís deixou de poder cuidar deste espaço, a partir do momento que este seminário foi colocado para arrendamento, que assisto a sua total degradação. Um das alas já ruiu completamente, mas pude verificar neste mês de agosto um conjunto de andaimes , o que é bom sinal ou talvez não. O tempo o dirá.
Qualquer contacto poderá ser feito para o meu email: koisaskomuns@gmail.com
Desejando o maior sucesso e na esperança que voltem a realizar estes encontros em Vinhais , despeço-me.
Com os melhores cumprimentos
Helena Pires L.

FCA disse...

Olá, Helena Pires L.:
Seria bom que esse maravilhoso espaço/seminário fosse reabiltado. Todos o desejamos, sobretudo aqueles que têm gravados alguns passos sobre as lajes dos claustros, pedras vivas que o tempo não pode roer.
Contudo, perguntamos:
Quem, como, quando, para quê, com que meios, o pode fazer?
Do desejável à realidade vai uma distância difícil de equacionar. VOZES como a sua podem ajudar e influenciar determinações sobre a matéria! OBRIGADO por se juntar a mais vozes que ditam o mesmo!